Artigos publicados em 2011

ABAIXO OS ARTIGOS PUBLICADOS EM 2011

DESIGUALDADES SOCIAIS E REDISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL

OU PDF AQUI: 

Resumo


Este artigo objetiva a reflexão sobre as heterogeneidades do contexto sócio-político brasileiro e as tentativas de buscar a justiça social com medidas de redistribuição de riqueza, práticas adotadas na última década pelos governos federais. Para explanar este processo, propõe um resgate da história recente desse país desde as instituições e práticas herdadas da ditadura militar, que inauguraram o atual processo de desenvolvimento e já buscavam, mediante medidas econômicas, a aprovação de seus atos políticos. Ao explanar o processo de redistribuição de riqueza mediante ações da esfera estatal, buscamos contribuir com as reflexões sobre as possibilidades e limites dessas ações, uma vez que a injustiça social é um tema relevante para as Ciências Sociais e para toda a sociedade, e necessita de aportes teóricos que buscam sua superação.



Possibilidades Metodológicas para o Trabalho Docente nas Instituições Escolares algumas reflexões.

sexta­feira, 25 de fevereiro de 2011

OU PDF AQUI: 

Prof. mest. Sara Cristina Gomes Pereira – Cefapro/SinopProf. mest. Josemar Pedro Lorenzetti – Cefapro/Sinop

Percebendo a complexidade que a educação deste século evidencia e também as constantes buscas dos profissionais que atuam em educação no sentido de tornar a
aprendizagem atraente contextualizada e significativa, o presente artigo busca evidenciar possibilidades metodológicas pelo viés do trabalho com projetos na escola.
Entendendo que o processo educativo atual aponta para o trabalho pedagógico via especificidades, como Educação do Campo, Indígena, Quilombola, Jovens e Adultos,
dentre outras e que este olhar possibilita o respeito à diversidade da complexa educação urbana, majoritária na atual configuração socioeducativa e considerando as
inúmeras problemáticas que perpassam a educação no Brasil, tanto nas escolas urbanas quanto nas demais especificidades, incentivam-nos a buscar novas concepções
metodológicas com a finalidade de reconfigurar este panorama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu RECADO